Cerimónia de entrega de Prémios do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2022

Publicado em terça-feira, 29 novembro 2022 13:01

Os vencedores do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2022 foram anunciados numa cerimónia que decorreu no dia 20 de novembro de 2022, no Auditório do Fórum Trofa XXI. Raro de Oliveira venceu a categoria de “Melhor Conto” e Filipa Beleza a de “Melhor Ilustração”. 

“Boa noite, olá” é o nome do conto vencedor de Raro de Oliveira, brasileiro, de Curitiba, ilustrador e designer de profissão, já com 5 livros publicados: “Alquimista na chuva”, “Amaro Amor”, “Calma, estamos perdidos”, “Esquinas” e “O menino que dormia de chuteiras”.

Na categoria de melhor ilustração, Filipa Beleza, bracarense e ilustradora de profissão, venceu com duas ilustrações - “Vovvó, Nina” e “Pin…Ta…Roxo” -, e conta com duas obras publicadas “Somos (Mesmo) Uma Merda A Crescer” e “Hacerse Mayor Es Una Mierda”.

Este ano, o Júri do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo foi composto por Adélia Carvalho (escritora), Afonso Cruz (escritor, ilustrador), Marta Madureira (ilustradora), pelas representantes da Editora Tacharan, e pela representante do Camões - Insituto da Cooperação e da Língua, I.P., Maria de Lourdes Pereira (Subdiretora da Cátedra Mário Cesariny do Camões, I.P. – Universidade das Ilhas Baleares).

O Concurso Lusófono da Trofa contou com 323 participações e teve em 2022, pela primeira vez, participantes da Guiné Bissau. A edição deste ano contou ainda com participações de autores portugueses, brasileiros, angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos e de São Tomé e Príncipe.

O Concurso Lusófono da Trofa é uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa que conta com o apoio do Camões, I.P. e se destina a promover a Literatura Infantil.