Paulo Jorge Pereira Martins e Vera Alberto Esperança são os vencedores da edição de 2025 do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo 2025.
Os vencedores foram anunciados numa cerimónia que decorreu no dia 23 de novembro de 2025, pelas 16h30, no Auditório do Fórum Trofa XXI.
"Lobo Comilão" é o título do conto vencedor, de Paulo Jorge Pereira Martins; na categoria de “Melhor Ilustração”, Vera Esperança venceu com duas ilustrações inspiradas no excerto “Cavalinho, Cavalinho”, de Matilde Rosa Araújo.
A edição de 2025 contou com 462 contos e 35 ilustrações, refletindo o talento e a criatividade dos autores lusófonos.
O júri atribuiu as seguintes “Menções Honrosas”:
- Modalidade “Conto”: “O caranguejo que queria brincar”, de Ana Rita Felizardo;
- Modalidade “Ilustração”: Sara Santos Batista, que assinou com o pseudónimo Bolacha Vermelha, subordinada a um excerto da obra de Matilde Rosa Araújo “O Capuchinho Cinzento”.
Este ano, o Júri do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo foi composto por Nuno Caravela, Filipa Soares, representante do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Adélia Carvalho e Artur Costa, em representação da Câmara Municipal da Trofa, para a seleção do melhor conto; na área da ilustração: Cátia Vidinhas, Marta Madureira, Adélia Carvalho e o representante da Câmara Municipal da Trofa, Artur Costa.
Nesta cerimónia foi ainda apresentado o Livro do Conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo 2024, “A Velha, o Cão, o Gato e a Galinha”, de Noélia Pedrosa e ilustração de Gabriela Araújo.
O Concurso Lusófono da Trofa é uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa que conta com o apoio do Camões, I.P., e destina-se a promover a Literatura Infantil.
Veja um vídeo da cerimónia de entrega aqui.