Portugal: Cerimónia de Entrega do Prémio Jorge de Sena 2012 a Jorge Fazenda Lourenço

Publicado em terça-feira, 04 junho 2013 15:49

A cerimónia de entrega do Prémio Jorge de Sena ao escritor Jorge Fazenda Lourenço, distinguido na edição de 2012 pelo seu livro “Matéria Cúmplice - Cinco Aberturas e um Prelúdio para Jorge de Sena” (Guimarães), realiza-se no Anfiteatro II da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa (FLUL) a 4 de junho de 2013, às 18h.

O galardão, instituído em 2010 pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL), com o patrocínio de mecenas anónimo, foi atribuído a Jorge Fazenda Lourenço por unanimidade do júri, composto por Margarida Braga Neves, que presidiu, Maria Isabel Rocheta e Ernesto Rodrigues.

"Além de dois ensaios sobre a receção de Jorge de Sena nos anos quarenta e sobre 'Sinais de Fogo' como romance de aprendizagem, o júri relevou a presença dos tópicos da Guerra Civil espanhola, do exílio e da diáspora em três densos trabalhos que iluminam outras tantas facetas da criação seniana", lê-se na nota hoje divulgada.

A 4 de junho assinala-se o 35º aniversário da morte do poeta e estudioso de literatura, autor de uma extensa bibliografia em que se destacam a poesia e o ensaio. “Sobre o Romance” (1985) e “Génesis” (1986) são alguns dos títulos que publicou.