Cerimónia de Receção a Bolseiros da Cooperação Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 20 março 2017 12:24

Teve lugar no dia 17 de março de 2017, sexta-feira, entre as 17h00 e as 18h30, na Reitoria da Universidade do Porto, a cerimónia de receção aos bolseiros da Cooperação Portuguesa.

Durante a cerimónia foi apresentado o novo programa de bolsas universitárias do Camões, I.P., que inclui parcerias com empresas nacionais presentes nos países parceiros da cooperação portuguesa.

A sessão contou com intervenções do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Secretária Executiva da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, e do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo e com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

Sobre o programa de bolsas universitárias do Camões, I.P., Augusto Santos Silva referiu a importância de haver cada vez mais empresas e instituições de formação associadas, que possibilitam fundos disponíveis e, por consequência, mais jovens que possam usufruir das bolsas.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros indicou, também, que no último ano o Camões, I.P. conseguiu que as verbas crescessem 40% e que o esforço financeiro permitiu que houvesse a internacionalização do ensino e a promoção da língua portuguesa porque, sublinhou, “a língua portuguesa não é de nenhum de nós, é uma língua comum”.

O Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, saudou os bolseiros presentes e referiu  que “é necessário que os jovens se movam” e que “os diplomas das várias universidades portuguesas têm muito valor em muitos locais no mundo”.

 As bolsas concedidas aos 100 estudantes dos PALOP e Timor-Leste abrangem os graus de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Durante a sessão foi ainda projetado um vídeo com depoimentos de ex-estudantes de países de língua portuguesa, bolseiros do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Com Jornalismo Porto NET/Universidade do Porto