Certificação de alunos portugueses em França

Publicado em segunda-feira, 29 janeiro 2018 12:49

José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, presidiu uma cerimónia de certificação de alunos portugueses em França, na tarde de 28 de janeiro de 2018. No evento, 111 jovens do primeiro e do segundo ciclos participaram numa celebração da língua e da cultura portuguesas, na cidade francesa de Montgeron, que juntou cerca de 550 pessoas, entre dirigentes associativos, autarcas, encarregados de educação e amigos.

Este evento for organizado pela Coordenação das Coletividades Portuguesas (CCPF) e pela Coordenação do Ensino de Português no Estrangeiro (CEPE – Camões, I.P.), em França.

Os alunos presentes naquele evento realizaram, durante o ano 2017, a certificação em língua portuguesa do Camões, I.P., que esteve representado pelo seu presidente, Luís Faro Ramos.

Atualmente, 15 mil alunos frequentam a Rede CEPE em França, que é monitorizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta com 89 docentes. 10 mil destes alunos integram o “dispositivo” Ensino Internacional de Língua Estrangeira (EILE), um “dispositivo” que substitui o Ensino de Língua e Cultura de Origem (ELCO). O EILE é um projeto piloto entre os governos português e francês que garante a alunos de qualquer nacionalidade a possibilidade de aprenderem o “idioma de Camões”. Este novo enquadramento permite que a avaliação obtida no curso de português conste do boletim escolar do aluno.

O evento contou também com a presença do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira. A iniciativa foi abrilhantada por momentos musicais e de dança – atuações da cantora Aslaey e do grupo de danças da Maiorga –, tendo ainda contado com a presença do Cônsul Geral em Paris, António Moniz, dos deputados da Assembleia da República de Portugal, Carlos Gonçalves e Paulo Pisco, bem como de responsáveis locais e regionais franceses, como a autarca de Montgeron, Sylvie Carillon, e François Durovray, presidente da região de Essone.