Cessação de funções do Adido para a Cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé

Publicado em quinta-feira, 04 março 2021 17:23

O Adido para a Cooperação, António Machado, cessou funções na Embaixada de Portugal em São Tomé.

Engenheiro Agrónomo formado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), de Lisboa, António Machado chegou a São Tomé e Príncipe em 1988, para desempenhar funções num projeto de desenvolvimento agrícola, financiado pelo Banco Mundial. Dez anos depois assumiria funções como Adido para a Cooperação.

A dedicação e entrega com que desempenhou as suas funções, sem nunca perder de vista o rigor e a verticalidade, granjearam-lhe amigos em todos os setores, desde altos dignitários aos mais humildes funcionários e colaboradores.

O momento da partida do António Machado foi devidamente assinalado pelas Autoridades santomenses que, através da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Edite Ten Jua, lhe atribuíram um diploma de mérito, como reconhecimento pela excelência dos serviços prestados em São Tomé e Príncipe, mas também por várias organizações da sociedade civil com as quais conviveu de perto, como a Santa Casa da Misericórdia, o Projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá, a Casa dos Pequeninos e a Companhia de Dança Inclusiva Anka que, para além da atribuição de um certificado de mérito, organizaram uma calorosa cerimónia de homenagem.

Também a Embaixada fez questão de assinalar o momento, ainda que de forma simbólica devido à situação pandémica, e como reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados ofereceu ao António Machado uma obra do conceituado artista plástico santomense Kwame de Sousa.

32177 2

Fotos: ©Ramusel Graça