Chéquia: "Legados Saramaguianos", com Bruno Vieira Amaral

Publicado em sexta-feira, 07 outubro 2022 14:51

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga promove, no dia 11 de outubro de 2022, no quadro da parceria celebrada com a Fundação José Saramago, a iniciativa "Legados Saramaguianos", que contará com a presença do escritor português Bruno Vieira Amaral, premiado com o Prémio José Saramago em 2015, pela obra "As Primeiras Coisas".

Durante a manhã de dia 11 de outubro, Bruno Vieira Amaral participará num encontro literário na Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga com os estudantes do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros. Nesta sessão, o escritor apresentará a sua obra no contexto da literatura portuguesa contemporânea, explicando a forma como a obra saramaguiana influenciou a sua escrita e o que sentiu ao receber o Prémio José Saramago.

Ao fim da tarde de dia 11 de outubro, o Café Literário Božská Lahvice acolherá o diálogo literário checo-português entre Bruno Vieira Amaral e Lenka Elba. Nesta sessão moderada por Františka Schormová, far-se-á uma reflexão em torno das suas estreias literárias de sucesso - designadamente o romance "As Primeiras Coisas", de Bruno Vieira Amaral, e "Uranova", de Lenka Elbe - com as quais ambos os escritores receberam prémios literários.

No dia 12 de outubro, ainda no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, Bruno Vieira Amaral participará na apresentação da exposição “Voltar aos passos que foram dados”, na Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga. A exposição será também apresentada pela Responsável do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros, Karolina Valová, e pela Leitora do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. em Praga, Gilda Machado, onde ficará patente até ao final do mês de outubro de 2022. Os textos da exposição serão apresentados em inglês, estando também disponível um folheto de acompanhamento em checo.

A inauguração da exposição será seguida pela projeção do filme "O Ano da Morte de Ricardo Reis", de João Botelho, no âmbito do Ciclo de Cinema e Literatura que o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga tem vindo a promover ao longo de todo o ano de 2022. O filme será projetado na versão original com legendas em checo.