Chile: Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação

Publicado em terça-feira, 17 novembro 2020 17:07

A Exposição comemorativa do V Centenário da Circum-Navegação “Encontro de três mundos. 500 Anos depois da primeira circum-navegação do planeta”, apoiada pelo Camões, I. P., e da responsabilidade do Ministério da Cultura Chileno, em conjunto com a Biblioteca Nacional, foi inaugurada a 11 de novembro de 2020.

A exposição conta com acervo cartográfico, iconográfico, ilustrativo e informativo relativo à viagem, com o objetivo de apresentar o momento do encontro de culturas e sua interação, mostrando este processo desde a perspetiva do Chile e dos povos indígenas. O itinerário da exposição compõe-se de uma alusão ao processo dos descobrimentos, iniciados por Portugal (há uma secção que fala precisamente da "geopolítica" das descobertas), uma referência às rotas das especiarias (antes e depois da viagem de Vasco da Gama) e uma reconstrução do itinerário de Fernão de Magalhães até morrer na Ásia, tendo depois a sequência da viagem sido comandada por Sebastião Elcano. O curador da Exposição é o Professor Jaime Rosenblitt, da Biblioteca Nacional do Chile.

A exposição está aberta ao público e estará patente na Sala Marta Cruz-Coke e na Galería Cristal da Biblioteca Nacional, até 31 dezembro de 2021. Poderá também ser visitada através dos links: www.bibliotecanacional.gob.clhttps://www.facebook.com/culturas.cl

E no âmbito da Exposição comemorativa, com a organização da Biblioteca Nacional do Chile, a Embaixada de Espanha e a Embaixada de Portugal, irá decorrer a 19 de novembro de 2020, a inauguração do Ciclo de Conferências Internacionais 2020-2021, a primeira conferência El viaje de Magallanes y la integración del planeta”.

Nesta primeira conferência, quatro reconhecidos especialistas irão partilhar as suas reflexões sobre as implicações e o significado deste feito que escreveu uma nova história da Humanidade: Enriqueta Vila, Rodrigo Moreno, Soledad González e Jaime Rosenblitt.

19 de novembro de 2020 / 12h30 (Chile)/15h30 (Lisboa) - via Facebook Live: Biblioteca Nacional de Chile https://www.facebook.com/BibliotecaNacionaldeChile/videos

31935 1