Chile: Exposição “Sombra del Cóndor” do fotógrafo português João Pina no Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Publicado em segunda-feira, 31 agosto 2015 18:46

A exposição "Sombra del Cóndor" do fotógrafo português João Pina estará patente entre 11 de setembro e 27 de dezembro de 2015 no Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago do Chile. Esta iniciativa tem o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões, I.P.

João Pina é um fotógrafo que aborda nos seus projetos pessoais a imagem a partir do ponto de vista da memória coletiva, procurando retratar a história das sociedades social e politicamente em forma de imagens documentais. O seu trabalho “ Sombras del Cóndor” constitui parte do resultado de um trabalho de investigação sobre o “Plano Cóndor”, que uniu seis países latino americanos governados por ditaduras com o objetivo de eliminar os seus opositores e que resultou na morte de mais de 60.000 pessoas.

A Mostra apresenta mais de 110 fotos que resultam de nove anos de estudo, mostrando o que foi a Operação Condor, aliança político-militar entre as várias ditaduras militares na América do Sul durante a década de 1970.

Mais informações sobre o trabalho de João Pina: http://www.joao-pina.com/

Link Museu da Memória: http://www.museodelamemoria.cl/expos/una-mirada-fotografica-pausada-y-profunda-a-la-operacion-condor-en-exposicion-de-joao-pina/