Chile: Projeção do filme "O Livreiro de Santiago", homenagem a Carlos George Nascimento

Publicado em sexta-feira, 06 março 2015 18:33

A Embaixada de Portugal em Santiago do Chile e o Leitorado do Camões, I.P., em colaboração com a Biblioteca Nacional do Chile, exibem, no dia 12 de março de 2015, às 19:00, o filme "O Livreiro de Santiago".

Realizado por Zeca Medeiros, realizador e músico oriundo dos Açores, este filme pretende homenagear e contar a história de Carlos George Nascimento (1885 – 1966), cidadão português originário da ilha do Corvo (Açores) e figura de extraordinário relevo para a edição e produção da literatura chilena.

Natural de São Miguel, Zeca Medeiros é um dos protagonistas desta "narrativa ficcional baseada na vida e na obra do editor corvino": desempenha o papel de Nascimento. Tal como o seu filho, David Medeiros, que veste a pele do livreiro enquanto jovem. O filme conta ainda com a participação de atores e músicos portugueses no seu elenco.

Esta iniciativa pretende marcar simultaneamente o encerramento da exposição multidisciplinar "Nascimento, de mar a mar, uma odisseia editorial" a qual tem estado patente na Biblioteca Nacional do Chile, desde dezembro de 2014. O filme será exibido com legendas em Espanhol.