Chile: Pela objetiva de João Vilhena capital chilena acolhe exposição sobre a relação de Saramago e Lanzarote

Publicado em quarta-feira, 17 junho 2015 16:52

No próximo dia 23 de junho de 2015, pelas 19h30, a embaixada de Portugal e o leitorado do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no Chile, inauguram uma exposição fotográfica de João Francisco Vilhena dedicada a José Saramago, intitulada “Lanzarote, a janela de José Saramago”.

Patente até dia 25 de julho no Centro Cultural de Espanha, que colabora na organização, a exposição fotográfica aborda a relação do Nobel da Literatura português, falecido a 18 de junho de 2010, e a ilha que escolheu para viver.

A cerimónia de inauguração contará com a presença do fotógrafo, do Embaixador de Portugal no Chile, Luís Lorvão, e da diretora do Centro Cultural de Espanha, Maria Eugénia Menendez.

A exposição é composta por dois níveis de intervenção. O primeiro é composto por imagens a cores representando a abertura do escritor ao mundo, uma interpretação de Lanzarote como um novo momento emocional na vida de Saramago. O segundo espaço é criado a partir de fotografias do escritor a sépia e a preto e branco.

O espaço estará dividido em dois ambientes (terra e céu) no qual se abrirá um caminho aos visitantes, representando uma rota dos lugares preferidos de Saramago em Lanzarote. A exposição completa-se com pequenos fragmentos de textos escritos pelo autor português sobre este lugar.

No dia anterior à inauguração, João Vilhena fará uma apresentação deste seu trabalho na Faculdade de Humanidades da Universidade de Santiago do Chile (USACH) aos alunos da licenciatura em tradução com menção em Português.