China: Macau vai ter um centro de exames Camões Júnior

Publicado em quarta-feira, 22 março 2023 15:40

O Instituto Português do Oriente (IPOR) e o Colégio Anglicano de Macau (MAC) vão criar um centro de exames Camões Júnior, dirigido a jovens entre os 12 e os 17 anos.

O protocolo de colaboração, assinado no dia 22 de março de 2022, vai estabelecer o MAC como "o primeiro centro de exames desta prova em Macau que pretende certificar as aprendizagens em língua portuguesa [LP] de alunos daquele Colégio realizadas ao longo do seu percurso escolar", de acordo com um comunicado divulgado pelo IPOR.

Este protocolo com o MAC surge na sequência de um acordo preestabelecido entre o IPOR e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. de promoção e divulgação dos exames Camões Júnior em Macau.

Segundo o IPOR, a implementação deste novo protocolo de colaboração com o MAC irá contribuir para o fortalecimento do papel do IPOR na promoção da internacionalização da certificação da língua portuguesa.

O IPOR passa, assim, a juntar à "vertente de aplicador de exames do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) para o público adulto, esta nova componente que possibilita a certificação das camadas mais jovens de aprendentes de LP".

Atualmente, o IPOR é o maior centro de exames CAPLE e recebe anualmente mais 300 candidatos oriundos de Macau, Hong Kong e de várias cidades da República Popular da China.

O Cônsul-Geral de Portugal em Macau, Alexandre Leitão, disse aos jornalistas no final da assinatura de renovação de um protocolo na área da promoção e ensino da língua portuguesa no interior da China entre a Sociedade de Jogos de Macau (SJM) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que este instrumento assegura "a presença de um leitor em Pequim", o que é de "enorme importância" para Portugal e para o "trabalho de natureza cultural" que se pretende desenvolver na China, na Área da Grande Baía, em Macau e em Hong Kong.

Ao financiar "um projeto de promoção e ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) em Pequim, gerido pelo IPOR [Instituto Português do Oriente], como entidade que representa o Camões, I.P. nesta região", a SJM tornou-se na "primeira empresa a deter este estatuto na Ásia", acrescentou.

O posto de docência do IPOR em Pequim arrancou em maio de 2020, com cursos de curta duração de PLE, em formato online, tendo promovido "32 ações de formações de caráter geral, seis cursos de preparação para exame CAPLE [Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira] em colaboração com a Maxdo College da Universidade Normal de Pequim e lecionado cinco tutorias personalizadas".

Lusa