São Tomé e Príncipe: Celebração do Dia Internacional de Direitos Humanos no Centro Cultural Português

Publicado em sexta-feira, 11 dezembro 2015 17:53

Teve lugar no dia 10 de dezembro de 2015, às17h00, no Centro Cultural Português em São Tomé/Camões ,I.P., a comemoração do Dia Internacional de Direitos Humanos, com a exibição de um ciclo de cinema temático e debate com o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Roberto Raposo, a Embaixadora de Portugal, Paula Silva, o Bastonário da Ordem dos Advogados, André Aragão, e a Presidente da Plataforma para os Direitos Humanos e Equidade de Género, Célia Posser.

O ciclo de cinema temático é composto por cinco curtas-metragens portuguesas, alusivas a temas como a empregabilidade, a exclusão social das pessoas sem-abrigo, as migrações e a violência, exploração sexual e tráfico de mulheres. Após o visionamento realizou-se um debate entre o público e os oradores com vista a promover a reflexão sobre os direitos humanos enquanto pedra angular de sociedades inclusivas e dinâmicas.

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição, e aplicam-se, sem discriminação, a todos os seres humanos - são hoje considerados universais, indivisíveis e inalienáveis – incluindo o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, ao trabalho, à educação, entre outros. Manifestam a responsabilidade comum e a forma como esperamos e merecemos ser tratados como pessoas, todos nós, em toda a parte.