Espanha: IV Ciclo do Cinema Português dedicado aos 40 anos do 25 de abril

Publicado em quarta-feira, 04 junho 2014 18:59

O 40º aniversário do 25 de abril é o tema do VI Ciclo de Cinema Português que decorre até 6 de junho de 2014 na cidade de Vigo e que antecede a abertura, dia 10, de duas novas exposições portuguesas na região, com o apoio do Camões, IP.

Organizado pelo Centro Cultural Português (CCP) em Vigo, o ciclo inclui quatro filmes portugueses que pretendem analisar "a forma como o cinema português tem lidado com a herança de abril", mostrando quer a repressão social e cultural durante o Estado Novo, quer a liberdade que se seguiu.

A programação inclui "Que farei com esta espada", de João César Monteiro (1975), numa sessão que será apresentada por João Ribeirete e "48", de Sousa Dias (2010), que será apresentado por Diana Vasconcelos.

Um dos destaques vai para "Alguns cortes: Censura II", de Manuel Mozos, estreia nacional que contará com a presença do realizador.

Conclui o ciclo o filme "Outro país: memórias, sonhos, ilusões? Portugal 1974/1975", de Sérgio Tréfaut (200), a que se seguirá um debate.

A 10 de junho, por ocasião do dia de Portugal, serão inauguradas no CCP em Vigo as exposições "Escritores Diplomatas" e "Aristides de Sousa Mendes: Realmente, eu desobedeci, mas a minha desobediência não me desonra".

Na mesma data destaca-se ainda a apresentação do novo projeto musical de Gonçalo Tocha, o Tochapestana, descrito como "uma mistura de banda de baile popular português com o 'power' do rock'n'roll internacional".

"Imaginem a atitude de ZZ Top, a intensidade dos White Stripes, a explosão de Iggy Pop em fusão extrema com a ousadia de António Variações e o ritmo de Marco Paulo numa festa em Portugal", sugere a organização.

O dia termina com uma sessão de cinema ao ar livre em que será apresentado o filme "Torres e Cometas", de Gonçalo Tocha (2012).

Fonte: LUSA