Lisboa: CIDAC apresenta filme “A Batalha de Tabatô”, de João Viana

Publicado em quarta-feira, 25 setembro 2013 16:47

O CIDAC, com o apoio da produtora independente Papaveronoir, organiza no dia 2 de outubro de 2013, às 18:30, uma projeção do filme português “A Batalha de Tabatô”, do realizador João Viana, nas instalações do CIDAC, na Rua Tomás Ribeiro nº 3 (perto da estação de metro de Picoas).

Filmado na Guiné-Bissau, esta primeira longa-metragem de ficção de João Viana foi distinguida com uma menção honrosa na edição de 2012 do prestigiado Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Segundo a sinopse da obra, depois de anos a viver em Portugal, o pai de Fatu regressa a África para assistir ao casamento da filha com Idrissa Djebaté. Ela é professora universitária e seu futuro marido é um músico conhecido.

A festa de casamento é em Tabatô, um lugar extraordinário onde todos os seus habitantes são, há 500 anos, músicos djidius, cantores-poetas que narram contos e lendas representativos da vida africana.

No caminho até lá, à medida que as recordações se avivam, o velho senhor começa a revelar traumas esquecidos da sua juventude, enquanto soldado mandinga na guerra colonial, décadas antes.

A projeção do filme contará com a presença do músico e actor Mamadu Baio (que interpreta o papel de Idrissa Djabaté), com quem o público poderá conversar a seguir ao filme.

O CIDAC (Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) fundada em maio de 1974.

A entrada é gratuita, solicitando-se uma reserva prévia (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – lotação, 30 lugares). Mais informações aqui.