Rússia: 3º Festival de Cinema Português de Moscovo

Publicado em sexta-feira, 13 novembro 2015 19:29

De 18 a 22 de novembro de 2015 terá lugar em Moscovo, no cinema 35mm, o 3º Festival de Cinema Português. A programação inclui três documentários: Terra de Ninguém (Salomé Santos), Alentejo Alentejo (Sérgio Tréfaut), Outros amarão as coisas que amei (Manuel Mozos), três filmes de ficção: a primeira longa-metragem de João Salaviza, Montanha, Vida Invisível (Vítor Gonçalves), e os Gatos não têm vertigens (António Pedro Vasconcelos). Esta iniciativa tem o apoio do Camões, I.P.

Pela primeira vez, uma sessão do evento será exclusivamente dedicada a curtas - metragens: Fuligem (David Doutel/ Vasco Sá), Lei da Gravidade (Tiago Rosa Rosso), Yuliya e Luminita (André Marques), Rafa (João Salaviza). O evento contará com a presença do compositor da banda sonora de Lei da Gravidade, João Bruno Soeiro.

As exibições alternarão com algumas palestras. O crítico de cinema e especialista em cinema português, Boris Nelepo apresentará o documentário de Manuel Mozo, dedicado a João Bénard da Costa. A jornalista, e fundadora do portal a portuguesa.ru efetuará uma comunicação sobre o fado ao longo da história do cinema, enquanto o leitor do Camões, I.P. discursará sobre as tradições do Alentejo.

Programa em russo