Brasil: Cinema português celebrado em São Paulo

Publicado em quarta-feira, 17 junho 2015 10:33

Numa organização do Cinema da Universidade de São Paulo, apoiada pelo Centro Cultural Português em Brasília/Camões, I.P. e pela Embaixada de Portugal no Brasil, decorre, desde o dia 6 de junho e até 5 de julho de 2015, uma mostra dedicada ao cinema português intitulada “Português falado, cinema encarnado”.

O público terá a oportunidade de assistir a seleção de 21 títulos, com produções que datam do fim dos anos 80 até os dias de hoje, pretendendo demonstrar a qualidade do cinema produzido em Portugal.

A intenção dos curadores da iniciativa foi escolher um conjunto de filmes que destacasse a sensibilidade para o que há de teatral e literário no cinema português.

Do cineasta João César Monteiro, será exibida a “Trilogia de Deus”, conjunto de filmes em que o diretor interpreta o personagem João de Deus. Já de João Nicolau, será exibido “A espada e a rosa”, um filme que teve uma breve passagem no Brasil durante a 34ª Mostra Internacional de São Paulo mas que deixou o público expectante com a oportunidade de voltar a revê-lo.

No âmbito desta mostra dedicada a Portugal realizar-se-á, ainda, uma homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, com a exibição de filmes que representam a obra deixada pelo realizador e duas sessões de debate.

A primeira, a realizar após a sessão do filme “Non ou A vã glória de mandar”,prevista para o dia 17 de junho, contará com a presença do pesquisador Pedro Maciel Guimarães e o crítico Sérgio Alpendre. A segunda, agendada para o dia 25 de junho, após a exibição do filme “A religiosa portuguesa”, contará com os pesquisadores e críticos Pedro Faissol e Calac Nogueira.

As sessões da mostra “Português falado, cinema encarnado” acontecem na Cidade Universitária (USP), entre 6 de junho e 5 de julho de 2015, de segunda a sexta-feira, às 16h00 e às 19h00, e no Centro Universitário Maria Antônia (USP), às sextas-feiras, 20h00 e sábados e domingos, às 18h00 e 20h00. A entrada é gratuita.