Itália: Portugal no Festival de Cinema Europeu – EUNIC Roma

Publicado em quinta, 19 novembro 2015 19:15

O documentário “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, é a produção selecionada para representar Portugal no dia 25 de novembro de 2015, nesta estreia que é a primeira edição de um novo festival dedicado ao cinema europeu.

“Alentejo, Alentejo” explora o imaginário do “cante” alentejano, um canto entoado pelos trabalhadores rurais ao longo do seu dia, e que passou de geração em geração, sendo hoje considerado Património Imaterial pela UNESCO. Com a desertificação destas zonas e a afluência de trabalhadores nas últimas décadas para Lisboa e para o estrangeiro, surgiram grupos musicais que procuram perpetuar esta tradição, promovendo um retorno às origens e conservação da sua cultura identitária.

Ganhou os prémios de Melhor Filme Português e prémio TAP Melhor Documentário no Festival IndieLisboa de 2014 e o prémio de Melhor Filme no Festival DocsBarcelona + Medelín de 2014.

O documentário será exibido às 18h30 no auditório do Goethe-Institut de Roma e as entradas são gratuitas, limitadas à capacidade máxima da sala.

EUNIC nasce de uma parceria entre institutos culturais, academias e embaixadas europeias sediadas em Roma e conta com o apoio da FUIS (Federazione Unitaria Italiana Scrittori) e da Comissão Europeia. Nele participam 15 países que apresentam algumas das suas mais recentes obras em língua original com legendas em italiano.