Argentina: Cineastas portugueses no BAFICI de Buenos Aires

Publicado em segunda-feira, 09 abril 2012 07:54

O Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires - BAFICI decorre na capital argentina entre 11 e 22 de abril de 2012, onde, com o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal, participa o cineasta João Canijo, na categoria FOCO, com os filmes Fantasia lusitana; Filha da mãe; Ganhar a vida; Mal nascida; Noite escura; Sangue do meu sangue; Sapatos pretos; Trabalho de atriz, trabalho de ator; Três menos eu.

Outros cineastas portugueses participam também no BAFICI: Miguel Gomes como júri da Competição Oficial Internacional e numa sessão “Diálogo com Miguel Gomes”, moderada pelo Diretor Artístico do BAFICI, Sergio Wolf, no dia 19 de abril, pelas 17 horas e Gonçalo Tocha, com um filme em competição.

Durante o Festival, serão, ainda projetados os filmes Tabu de Miguel Gomes e É na terra é na lua de Gonçalo Tocha, que estará integrado na competição Cine del Futuro.

O BAFICI nasceu em 1999, tem vindo a afirmar-se como um dos festivais de cinema de referência mundial. O reconhecimento da sua importância proporcionou-lhe um lugar privilegiado na agenda cinematográfica internacional. É ainda reconhecido como um dos principais veículos para a promoção da produção independente, apresentando os filmes mais inovadores.

Todo o Festival, através de sua vasta programação, integra diversas expressões culturais e reúne cineastas estabelecidos e novos talentos num diálogo dinâmico.

Com uma vasta gama de filmes onde se incluem estreias mundiais, da Argentina e da América Latina, além de importantes retrospetivas, é o maior e mais prestigiado evento de cinema independente na América Latina. O público tem aumentado de ano para ano e no ano passado foram vendidos 210 mil bilhetes, num festival que mostrou 438 películas e contou com a presença de 300 artistas internacionais.