República Checa: Filme ‘Sangue do Meu Sangue’ premiado em Brno

Publicado em sexta-feira, 08 março 2013 13:09

O filme português ‘Sangue do Meu Sangue’, de João Canijo, recebeu quarta-feira, 6 de março, o prémio de melhor filme no Festival Cinema Mundi, em Brno, República Checa.

Escolhido entre mais de 70 películas provenientes de diferentes países do mundo, do Afeganistão à Venezuela, passando pelo Canadá, França, China, Itália, Rússia ou Espanha, entre outros, Sangue do Meu Sangue acabou por merecer a preferência do júri, composto por estudantes da Universidade de Masaryk, em Brno.

O filme foi apresentado pelo próprio realizador que descreveu o extenso trabalho de criação da obra, iniciado por um diálogo prévio com os atores e um reconhecimento profundo da realidade das ruas de Lisboa.

Em declarações a elementos da organização do festival a propósito da força e da crueza do filme agora premiado, Canijo acabaria por concluir: «o amor é sempre uma coisa violenta».

Esta película de Canijo recebeu já várias distinções, nomeadamente o Grande Prémio do Júri em Miami (EUA), o Prémio da Crítica Internacional, em San Sebastian, e o Prémio do Público no "D'A" - Festival Internacional de Cinema D'Autor de Barcelona.

A 4ª edição do Cinema Mundi decorreu em Brno entre os dias 27 de fevereiro e 6 de março. O festival é regularmente organizado em parceria com a Universidade de Brno, o governo regional do Sul da Morávia e o Ministério da Cultura da República Checa.