Reino Unido: Ciclo de cinema de língua portuguesa em Edimburgo

Publicado em sexta-feira, 02 março 2012 08:32

Um ciclo de cinema de língua portuguesa vai decorrer de 2 a 9 de março na Universidade de Edimburgo, promovido por este estabelecimento de ensino superior da Escócia em conjunto com o seu Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões.

A programação do ciclo, constituída por cinco filmes, é dominada pela ficção. Apenas um dos filmes - Língua – Vidas em Português (Portugal/Brasil, 2002), do realizador brasileiro Victor Lopes – é um documentário, que abre o ciclo.

Esta película, filmada em Portugal, Moçambique, Índia, Brasil, França e Japão, apresenta «histórias da língua portuguesa e da sua permanência entre diferentes culturas no mundo, mostrando o dia-a-dia de pessoas famosas e de personagens anónimas, através dos continentes», segundo a sinopse.

No alinhamento estão Linha de Passe (Brasil, 2008), do diretor brasileiro Walter Salles, que é autor também de outro filme exibido no ciclo - Foreign Land (Brasil, 2007). Os restantes filmes do ciclo são Fantasia Lusitana (Portugal, 2010), do realizador português João Canijo, e Nha Fala (Portugal/ França/ Luxemburgo/ Guiné Bissau/ Cabo Verde, 2002), do realizador guineense Flora Gomes.