Índia: Festival de cinema em língua portuguesa em Goa

Publicado em sexta-feira, 14 dezembro 2012 17:42

Arranca hoje, dia 14 de dezembro de 2012, às 17:00 horas, o IV Festival do Cinema Lusófono em Goa. A iniciativa, dirigida essencialmente ao público estudantil e académico, visa promover a Língua Portuguesa e as culturas dos países lusófonos em Goa, um dos mais pequenos e cosmopolitas Estados da República da Índia, onde anualmente estudam português, em diversos níveis de ensino, cerca de 1500 alunos.

As projeções terão lugar no Maquinez Palace e no CLP/ Camões, IP, em Panjim e no Auditório do Chowgule College em Margão. O certame é inaugurado com o filme de Francisco Manso “O Testamento do Senhor Napumoceno” (1997) e encerra no dia 18 com o documentário de Miguel Gonçalves Mendes, “José e Pilar” (2011); um dos mais recentes filmes de Manoel de Oliveira, “O Estranho Caso de Angélica” (2010), será também exibido no Festival, assim como a última longa-metragem de Rui Goulart, “1ª Vez 16 MM” (2011), filme de produção independente, recentemente galardoado com uma Menção Honrosa no Los Angeles Art-House Film Festival. As imagens da África Lusófona estarão ainda presentes nos filmes “Um Rio” (2005) e “Quero Ser Uma estrela” (2010) do realizador José Carlos de Oliveira.

O destaque da edição deste ano vai para a literatura, com uma particular atenção à obra de Jorge Amado, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento. Assim, e para além do filme “Capitães da Areia” (2011) de Cecília Amado, neta do escritor, exibido no dia 15 de dezembro no Chowgule College em Margão, o CLP/ Camões, IP, convida o público goês a “reler”, nos dias 17 e 18 e através das imagens cinematográficas, dois dos mais conhecidos romances do escritor brasileiro, “Gabriela” (1983) de Bruno Barreto e “Quincas Berro D´Água” (2010) de Sérgio Machado.

O evento faz parte do Plano Anual de Atividades do CLP/ Camões, IP, em Goa que, pelo 4º ano consecutivo, organiza o certame, em colaboração com o Parvatibai Chowgule College em Margao.