Espanha: Mostra e exposição destacam cinema português em Cáceres

Publicado em quinta-feira, 29 outubro 2015 13:57

A cidade de Cáceres, com o apoio do Camões, I.P., será palco de um significativo destaque para o cinema português com a realização de uma Mostra e de uma Exposição sobre a 7ª arte lusitana, que decorrerá naquela cidade entre 29 de outubro e 10 de dezembro de 2015.

A Mostra de Cinema Português tem como objetivo dar a conhecer ao público de Cáceres, durante 5 dias de exibição em vários locais da cidade, alguns dos realizadores que atualmente se destacam nas várias dimensões do cinema português.

No dia 29 de outubro, no Instituto de Lenguas Modernas, será exibido "Alentejo, Alentejo", do realizador Sérgio Tréfaut, que estará presente para uma conversa informal com o público depois do documentário. Esta exibição insere-se na XI edição do Festival Extremadoc.

No dia 3 de novembro é a vez de “Rapace”, do realizador de João Nicolau, a exibir também no Instituto de Lenguas Modernas.

No dia 12 de novembro, inserido na programação cultural do IV congresso internacional da SEEPLU, é possível assistir, no Instituto de Lenguas Modernas, ao filme “A morte de Carlos Gardel” de Solveig Nordlund baseado no livro de António Lobo Antunes.

Está ainda prevista para 23 de novembro a exibição da curta “Bela vista” dos realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra, no Instituto de Lenguas Modernas.

No último dia do certame, 10 de dezembro, serão exibidas duas curtas de Cláudia Varejão: “Um dia frio” e um “Fim de semana” na Filmoteca de Extremadura.

Paralelamente, o Centro de Língua Portuguesa em Cáceres/Camões, I.P., em colaboração com a Filmoteca da Extremadura, apresenta a exposição “Cinema Português”.

Nesta exposição é possível percorrer a história do cinema português através de fotografias, artigos de imprensa e outras iconografias ao longo de 22 placards. Os documentos gráficos são acompanhados de um breve texto explicativo e são testemunho dos sonhos realizados por muitos e singulares cineastas portugueses.