México: A Época de Ouro do Cinema Português na Cinemateca mexicana

Publicado em quarta-feira, 27 abril 2016 19:11

Com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal na Cidade do México, realiza-se de 28 de abril a 8 de maio de 2016, na Cinemateca mexicana, um ciclo de cinema intitulado “La época de oro del Cine Portugués”, que exibirá 10 películas. Este ciclo, realizado em parceria com a Cinemateca Nacional, abarca a produção cinematográfica portuguesa dos anos 30 aos anos 50 do século passado.

Pelos ecrãs da Cinemateca mexicana passarão os primeiros filmes sonoros, as notáveis comédias realizadas por Arthur Duarte, as primeiras películas de Manoel de Oliveira e melodramas que tiveram como cenário tanto a vida rural como os bairros pobres das grandes cidades, musicados com temas populares.

A programação arranca com A Severa (1931), um filme de José Leitão de Barros sobre a vida de Severa, considerada a criadora do fado. Segue-se a Canção de Lisboa, de José Cottinelli Telmo (1933), um dos maiores êxitos de bilheteira e pedra basilar da Comédia portuguesa. Douro faina fluvial (1931) e Aniki Bóbó (1942), representam a obra de Manoel de Oliveira, neste período de ouro do cinema português.

Mais informações em: www.cinetecanacional.net