Brasil: Cinema Português na IX Janela Internacional de Cinema do Recife

Publicado em quarta-feira, 26 outubro 2016 12:55

A 9ª edição do “Janela Internacional de Cinema do Recife”, que decorre entre 28 de outubro e 6 de novembro de 2016, contará com uma extensa programação de filmes portugueses que se destacam nas mostras competitivas e especiais.

Na competição de longa-metragem, destaca-se o filme O Ornitólogo, do cineasta português João Pedro Rodrigues, que estreou no último Festival de Locarno. Nesta competição, ainda há dois filmes que contam com coprodução portuguesa: A Cidade onde Envelheço, de Marilia Rocha e O Auge do Humano, de Teddy Willians.

Haverá ainda duas mostras organizadas por Rabbit Hole, grupo formado por portugueses, com base em Lisboa, que tem atuado na Europa. Integrantes do Rabbit Hole são curadores de importantes mostras como o DocLisboa e o QueerLisboa, e atuam também com curadoria de galerias de arte e em intercâmbio com festivais como os de Roterdão e Telavive.

Na competição de curtas-metragens, este ano 1.465 trabalhos de 22 países foram submetidos a processo seletivo, o que totaliza quase o dobro em relação à última edição, mostrando a força crescente do festival. Entre os filmes estrangeiros, estão quatro portugueses: Balada de um Batráquio, de Leonor Teles, Freud und Friends (coproduzido com a Suíça), de Gabriel Abrantes, O Corcunda  (coproduzido com a França), de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, Manodopera (coproduzido com a Grécia), de Loukianos Moshonas e Pedro, de André Santos e Marco Leão.

O apoio da Embaixada de Portugal em Brasília e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. visa fortalecer o diálogo entre o festival e o cinema português, garantindo a participação efetiva de alguns convidados, como o produtor de cinema Pedro Marum, integrante do grupo Rabbit Hole, que participa no festival em 2016.

Este evento é viabilizado pelo Funcultura/Governo do Estado com patrocínio da Petrobras e organizado pela CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas.

Mais informações e a programação completa em: https://www.facebook.com/janelainternacionaldecinemadorecife