Rússia: Primeiro festival de cinema português em São Petersburgo

Publicado em sexta-feira, 30 outubro 2015 10:30

Pela primeira vez, a cidade de São Petersburgo acolhe um festival dedicado ao cinema português numa iniciativa do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Moscovo. O “1º Festival de Cinema Português” tem exibições marcadas entre os dias 4 e 8 de novembro de 2015, no cinema Velikan Park.

A cerimónia de abertura terá lugar no primeiro dia do festival, a 4 de novembro, pelas 19h30, à qual se seguirá a exibição do filme “Montanha” de João Salaviza.

Da restante programação fazem parte ainda as longas-metragens "Vida Invisível", de Vítor Gonçalves, e “Os Gatos não têm vertigens”, de António Pedro Vasconcelos, para além dos documentários “Alentejo Alentejo”, de Sérgio Tréfaut, e “Terra de Ninguém”, de Salomá Lamas.

Haverá ainda uma sessão exclusivamente dedicada a curtas-metragens com “Luminita, Yulya”, de André Marques, “Lei da Gravidade”, de Tiago Rosa Rosso, “Fuligem”, de David Doutel e Vasco Sá, e “Rafa”, de João Salaviza.

Este festival conta também com colaboração do cineclube Cinemafia, o Cônsul Honorário em São Petersburgo, a Fundação cultural russo-portuguesa "Lusitânia” e o cinema Velikan Park.