Mais de 500 pessoas assistem em Cabinda a sessão de cinema escolar CineMais

Publicado em terça-feira, 08 outubro 2013 09:32

Uma plateia constituída por mais de 500 pessoas assistiu em Cabinda, Angola, à 2ª sessão de cinema escolar CineMais, uma atividade extracurricular mensal proposta pelo programa Saber Mais (Programa de Apoio ao Reforço do Ensino Secundário em Angola), do Camões, IP.

O CineMais tem como objetivo principal introduzir o conceito de cinema como Arte, no meio escolar, enquanto instrumento de educação e estratégia de motivação. Aberto a toda a comunidade escolar, pretende ser um espaço de entretenimento/aprendizagem, desenvolvendo o pensamento crítico, orientando a reflexão para atitudes de cidadania dentro e fora da escola e promovendo um clima de convívio entre docentes e discentes.

Esta 2ª sessão decorreu ao ar livre, no espaço da Escola de Formação de Professores de Cabinda, no dia 27 de setembro de 2013. Foram projectados filmes com objetivos didáticos e pedagógicos, para suscitar o debate sobre questões importantes para a sociedade angolana: trabalho e escravatura infantil, orfandade e tráfico de drogas.

Nas palavras de Fernão Osório, professor da Escola de Formação de Professores de Cabinda e colaborador do CineMais, esta iniciativa “incentivará a juventude escolar a interpretar situações transmitidas por via audiovisual, e que deverão ser alvo de posterior debate nas aulas”.

Aprovado em 2009 no âmbito do Fundo da Língua Portuguesa, e desenvolvido numa parceria da Cooperação portuguesa com o Ministério da Educação de Angola, o Programa “Saber Mais” atua na área da formação de formadores de professores do 2º ciclo do Ensino Secundário daquele país.

Atualmente, em Cabinda, a equipa do “Saber Mais” é formada por cinco elementos, uma coordenadora científico-pedagógica e quatro docentes.