Moçambique: Centro de Língua Portuguesa

Publicado em sexta-feira, 23 março 2012 08:11

O Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões promove os Momentos de Partilha no CLP/IC durante o presente ano letivo. A primeira sessão é já no dia 27 de março, na Biblioteca do CLP/IC – Beira, nas instalações da Universidade Pedagógica.

Nesta sessão, o monitor Juma Manuel reflete sobre “A problemática do uso de estratégias cortadoras na construção de orações relativas” e o monitor Diaz Dezoito Saracuchepa apresenta a sua reflexão sobre “A realização de palavras com consoantes laterais e vibrantes no Português falado na Beira”.

Trata-se de momentos mensais, na última terça-feira de cada mês (das 15h às 16h), em que cada monitor de língua portuguesa do Instituto Camões (Beira) dinamiza uma palestra, ou um momento de reflexão, ou um debate em torno de questões relacionadas com ensino/aprendizagem da língua portuguesa em geral, ou com o curso de português em particular (focalizando uma das seguintes áreas: Língua, Literatura, Linguística, Didática).

Segundo a responsável pelo CLP/IC – Beira, Mónica Bastos, com esta atividade pretende-se “promover um espírito de debate e de partilha entre os frequentadores e os dinamizadores do CLP / IC – Beira, bem como divulgar trabalhos, experiências pedagógicas e reflexões no domínio do ensino do Português e ainda contribuir para o desenvolvimento de competências de expressão oral em Língua Portuguesa, nomeadamente em situações de expressão em público, junto dos monitores do curso de Português financiados ao abrigo do protocolo assinado entre a UP – Beira e o IC”.