Espanha: CLP/IC de Barcelona colabora com Fundação José Saramago

Publicado em sexta-feira, 29 junho 2012 15:23

A equipa do Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões de Barcelona colabora com a Fundação José Saramago ao traduzir para espanhol os artigos da Revista “Lucerna”, publicação periódica da responsabilidade da referida fundação.

 

A Revista Lucerna teve a sua estreia mundial no mês de maio de 2012, com direção de Sérgio Machado Letria e redação e edição de Sara Figueiredo Costa e Andreia Brites.

A revista, que se quer mensal, apresenta-se assim: "Lucerna, dizem os dicionários, é “uma janela alta que serve para ventilar e dar luz a um quarto. É também sinónimo de claraboia, palavra escolhida por José Saramago no começo da sua vida literária para intitular um romance e para, talvez, concretizar uma declaração de intenções daquilo que queria que fosse o seu trabalho de escritor: olhar através de uma janela discreta o que se passa no mundo ou nas almas, observar com atenção ativa e respeitosa, contar o que tinha visto, refletir sobre os movimentos que são o viver. É o que se pretende modestamente com Lucerna. "

O primeiro número pode ser visualizado no seguinte link: http://media.josesaramago.org/lucerna/lucerna.pdf