República Checa: Centro de Língua Portuguesa lança curso semestral “Fernando em Pessoa”

Publicado em segunda-feira, 23 fevereiro 2015 17:50

O Centro de Língua Portuguesa/Camões I.P. em Praga, apostado em reforçar o conhecimento da vida e a obra de Fernando Pessoa, no ano em que se celebra o centenário da Revista Orpheu, vai abrir um curso especializado semestral destinado aos lusitanistas residentes na República Checa, coordenado por Simão Biernat.

O curso começa a 10 de março de 2015 e decorre até finais do próximo mês de maio, pressupondo 12 aulas de 90 minutos cada. Durante o processo de aprendizagem, os formandos serão convidados a descobrir a vida do autor enquanto contexto da sua dinâmica criativa: o seu quotidiano em Portugal, a sua infância em África, os seus vícios e como começou a escrever.

Posteriormente, analisarão seis poemas do autor. De referir ainda que os conteúdos metodológicos do curso incluem a realização de aulas de técnicas de dicção, declamação e presença, nas quais se explorarão áreas como o valor da palavra dita, a voz no espaço e suas velocidades e articulação de palavras, entre outras.

A avaliação do curso passará por uma apresentação pública, no fim do semestre, que incluirá declamação de extratos escolhidos de obras de Fernando Pessoa.

Sobre o coordenador do curso:

Simão Biernat nasceu em Lisboa em 1990. Em 2006, após frequentar alguns workshops de televisão e Teatro, decide iniciar a sua formação na Act - escola de atores, num curso pós-laboral. Posteriormente participa em alguns projetos televisivos tais como “Conta-me como foi”, “Rebelde Way”, “Morangos com Açúcar”, “Destino imortal” e “Bem-vindos a Beirais”.

Em 2012 estreia-se oficialmente no Teatro Taborda com “Lavda”. Durante o seu percurso profissional, já teve oportunidade de trabalhar no Teatro Nacional D.Maria II, São Carlos, Teatro Ana Pereira, Teatro da Comuna, entre outros.

Licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tem desenvolvido e participado em vários projetos usando o teatro como transporte cultural a diversas comunidades. Atualmente a viver em Praga, trabalha na companhia Black Light Theatre de Jiri Srnec e na Bear Educational Theatre.

Mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.