Chile: Clube de leitura “Identidades e Memórias em Português” - Concluída a 1ª edição, 2ª edição já em agenda

Publicado em segunda-feira, 15 junho 2015 12:59

Encontra-se já programada para agosto de 2015 a 2ª edição do clube de leitura “Identidades e Memórias em Português” organizado pelo Leitorado do Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal em Santiago do Chile.

A segunda edição da iniciativa será dedicada à obra de José Saramago, através dos seus romances História do Cerco de Lisboa, Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, O Ano da Morte de Ricardo Reis e Viagem a Portugal.

O Clube de Leitura “Identidades e Memórias em Português” visa ler e discutir obras de importantes autores de língua portuguesa, modernos/contemporâneos, em torno de questões-chave como os binómios nação/fronteiras, identidade/pluralidade, passado/presente, memória/esquecimento e decorrem no Café Literário Parque Bustamante, na municipalidade de Providencia, em Santiago do Chile.

A primeira edição do clube de leitura, com inscrições preenchidas logo nos primeiros dias de divulgação, possibilitou o encontro entre um público chileno interessado em literatura de língua portuguesa e autores como Lídia Jorge, António Lobo Antunes, Érico Veríssimo, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e José Saramago, a maioria dos quais ainda relativamente desconhecidos no Chile. José Saramago, cuja obra desperta bastante interesse neste, encerrou a primeira edição com a sua obra Manual de Pintura e Caligrafia.

A discussão é conduzida por Vera Fonseca, leitora do Camões, I.P. no Chile, docente de língua e cultura portuguesa na Universidade de Santiago do Chile e da Universidade do Chile, e por Isaque de Carvalho, investigador de doutoramento em Filosofia Luso-Brasileira pela Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa.