Moçambique: 2ª fase do Projeto “Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique”

Publicado em segunda-feira, 21 março 2016 14:29

No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique decorrem diversas ações para apoio ao desenvolvimento integrado do distrito da Ilha de Moçambique. Este projeto, financiado pelo Camões, I.P., designou a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) para o apoio institucional e desenvolvimento do município da Ilha de Moçambique, em parceria com o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique (CMCIM), o Conselho Municipal de Maputo e a Câmara Municipal de Lisboa.

O apoio da UCCLA ao CMCIM incide sobre os órgãos municipais, urbanismo, salubridade ambiental, educação e turismo.

As atividades no âmbito da educação tiveram início em 2015 e foram retomadas em fevereiro de 2016, com o objetivo de estimular as literacias e o desenvolvimento da oralidade em língua portuguesa, promover as competências básicas de leitura e escrita com base num trabalho estruturante e regular de diversão, prazer e utilidade comunicativa na promoção do livro e da leitura. A formação de professores do ensino primário com os técnicos das bibliotecas públicas é também contemplada neste processo.

Realizaram-se Jornadas Pedagógicas em 3 zonas de influência pedagógica do município do Lumbo, Jembesse, uma Oficina de Formação em Metodologias de Aprendizagem e a inclusão de novos conteúdos na rede de bibliotecas públicas e escolas primárias, através de um Workshop de conceção de materiais pedagógicos de trabalho e guiões metodológicos.

A 2.ª fase do Cluster integra ainda o upgrade educativo e formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique, a promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito e o apoio institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique.

Mais informações em: http://www.uccla.pt/noticias

Facebook: https://pt-br.facebook.com/Coopera%C3%A7%C3%A3o-Portuguesa-em-Mo%C3%A7ambique-203752863149484/