Colômbia: Portugal celebra o Centenário do nascimento de José Saramago na Feira Internacional do Livro de Bogotá

Publicado em sexta-feira, 22 abril 2022 14:38

A Feira Internacional do Livro de Bogotá – FILBo, organizada pela Câmara Colombiana do Livro e pela Corferias, abriu as suas portas ao público no dia 19 de abril de 2022, numa edição particularmente aguardada por se tratar da primeira com presença de publico depois da pandemia. 

O país convidado do principal evento literário colombiano é a Coreia do Sul, marcando os 60 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Conta, na sua programação, com 20 autores coreanos, cinco grupos colombianos de K-Pop Cover Dance e com o grupo de música tradicional, SEO EuiChul Gadan. O destaque da programação sul-coreana vai também para a presença do antigo Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

A participação portuguesa vai dar, em 2022, um especial destaque ao Centenário do nascimento de José Saramago e conta com a participação de Afonso Cruz, André Tecedeiro, Carlos Reis e Rui Cardoso Martins. Está prevista, ainda, a presença do realizador João Botelho e do produtor Alexandre Oliveira, para a apresentação do filme “O ano da morte de Ricardo Reis”, na Cinemateca de Bogotá.

Portugal participará com um stand, com livraria que, para além de contar com mais de 1500 títulos disponíveis, terá também a exposição Volver a los pasos dados – José Saramago 1922-2022, resultante de uma parceria entre a Fundação José Saramago e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A exposição - composta por 15 painéis e organizada de forma cronológica - tem, segundo os seus autores, um propósito de divulgação e de orientação pedagógica, permitindo um contacto de iniciação ou de revisão com a literatura e com o pensamento saramaguianos.

Sendo este um dos maiores eventos literários da América Latina, a participação portuguesa tem contribuído para o aumento do interesse na literatura e na cultura portuguesas, com resultados evidentes na procura pela aprendizagem da língua portuguesa (variante europeia). Também é de destacar o facto de, na sequência do investimento na promoção da literatura portuguesa, haver um livro de Afonso Cruz no plano nacional de leitura colombiano e de, anualmente, haver um número crescente de traduções e edições colombianas de autores portuguesas.

Durante os 14 dias da feira, os visitantes encontrarão mais de 500 autores colombianos e internacionais numa programação composta por mais de 1.500 iniciativas. O evento literário estará patente até ao dia 2 de maio de 2022.

33077 2

33077 3

Fotos: Maurício Perez.