Colômbia: Prémio de melhor filme para “Tabu”, de Miguel Gomes

Publicado em segunda-feira, 04 março 2013 17:13

A longa-metragem “Tabu”, do realizador português Miguel Gomes, obteve o prémio de melhor filme no 53.º Festival Internacional de Cinema de Cartagena, um dos mais antigos certames da América Latina dedicado à 7ª arte.

A sinopse revela o ponto de partida para a história: “Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.”

“Tabu”, uma coprodução entre Portugal, França, Alemanha e o Brasil, é a terceira longa-metragem de Miguel Gomes, tendo recebido diversas distinções em 2012, nomeadamente no festival de cinema de Berlim, de onde saiu com o prémio Alfred Bauer e com o Prémio da Critica FIPRESCI.

Entre os filmes realizados por Miguel Gomes constam as longas-metragens "Aquele Querido Mês de Agosto" (2008) e "A Cara que Mereces"(2004) , assim como as curtas "Kalkitos"(2002), "Inventário de Natal" (2000) e "Entretanto" (1999).