Colóquio internacional celebra 40 anos de estudos lusófonos na Roménia

Publicado em sexta-feira, 11 abril 2014 12:08

O colóquio internacional «Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa - 40 anos de estudos lusófonos na Roménia» realiza-se nos dias 11 e 12 de abril de 2014, na Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade de Bucareste, com o apoio do Camões, IP.

Esta iniciativa insere-se nas celebrações dos 40 anos do primeiro curso de ensino superior de Estudos Portugueses na Universidade de Bucareste e coincide com o 150.º aniversário daquela universidade, que constitui o maior polo académico de ensino de língua e cultura portuguesa na Roménia.

O colóquio conta com a presença de mais de 90 professores e investigadores provenientes de Universidades de Portugal, Brasil, França, Espanha, Suécia, Áustria, Polónia, Bulgária, República Checa, Sérvia, Rússia, Hungria, Croácia e Roménia. Os especialistas irão discursar sobre literatura, linguística, didática, estudos de tradução – as quatro principais temáticas do colóquio.

Na sessão de abertura no dia 11 de abril participam Mircea Dumitru, reitor da Universidade de Bucareste, e Liviu Franga, decano da Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeira. O Embaixador de Portugal na Roménia, João-Bernardo Weinstein, também marcará presença no colóquio.

Organizado pelo Departamento de Linguística Românica, Línguas e Literaturas Iberoromânicas e Italiano da Universidade de Bucareste, este evento conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em colaboração com a Embaixada de Portugal na Roménia e diversos patrocinadores.

O colóquio realiza-se na sede da Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade de Bucareste: R. Edgar Quinet 5-7, sector 1, Bucareste.

Mais informações: http://italoiberice.limbi-straine.unibuc.ro/colocvii/