20º Colóquio da Lusofonia realiza-se em outubro, em Seia

Publicado em quarta-feira, 25 setembro 2013 17:18

O 20º Colóquio da Lusofonia, uma iniciativa da Associação Internacional Colóquios da Lusofonia (AICL), realiza-se na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Seia (Guarda, Portugal) de 15 a 18 de outubro de 2013.

No último dia deste encontro, pelas 12h00, será anunciado o/a vencedor (a) do 1º Prémio Literário AICL Açorianidade, que em 2013 presta homenagem à escritora Judite Jorge.

Reunindo académicos e investigadores, este 20º Colóquio tem um programa diversificado, que inclui intervenções sobre temas como “Língua Portuguesa no Espaço Jurídico de Macau”, “Língua Portuguesa no Ciberespaço: Difusão, Crescimento e Valores” e “Unidade na Diversidade: A Língua oral do Português, Variante Brasileira”.

Segundo a AICL, a lusofonia diz respeito “aos que falam, escrevem e trabalham a língua portuguesa, independentemente da cor, credo, religião ou nacionalidade”. Assim nasceram em 2001 no Porto, os Colóquios da Lusofonia , “com a utopia de criar a Cidadania da Língua”. “

“Irmanados do ideal de sociedade civil capaz e atuante (…) realizámos de 2002 a 2012, 18 colóquios relevantes para a defesa da língua de todos nós, com a ajuda dos três patronos: Malaca Casteleiro (Academia das Ciências de Lisboa), Evanildo Bechara (Academia Brasileira de Letras) e Concha Rousia (Academia Galega da Língua Portuguesa)”. Estes responsáveis marcarão presença em outubro em Seia.

Programa e inscrições em www.lusofonias.net