Angola: Colóquio internacional sobre a Língua Portuguesa

Publicado em terça-feira, 03 julho 2012 12:28

Entre 3 e 5 de julho de 2012, realiza-se o Colóquio Internacional “O Português nas Organizações Internacionais”. A iniciativa é do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores de Angola.

 

O evento está a ser transmitido pela internet, possibilitando o a participação nos debates de forma a produzir o conteúdo da Carta de Luanda, documento oficial que se prevê que resulte do Colóquio, e que deverá servir como um dos pontos de partida para a II Conferência Internacional que versará sobre o futuro do português no sistema mundial no inicio de 2013, em Lisboa, que dará origem a um Plano de Ação para a política linguística comum da CPLP.

 

Este evento é o quarto Colóquio, de acordo com o Plano de Atividades do Diretor Executivo do IILP, que abarcaram as quatro áreas estratégicas definidas no Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção do Português (PAB2010). As outras edições aconteceram no Ceará, com encontros em Fortaleza, Redenção (Unilab) e Guaramiranga, no qual foi discutido o tema “A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital”; em Maputo, Moçambique, o assunto principal foi “Diversidade Linguística na CPLP”; e na capital de Cabo Verde, Praia, o tema escolhido foi ”A Língua Portuguesa nas Diásporas”.