Portugal: Colóquio «Os Direitos Humanos na Ordem do Dia»

Publicado em quarta-feira, 08 maio 2013 10:28

O VIII Colóquio “Os Direitos Humanos na Ordem do Dia”, subordinado ao tema “População e Desenvolvimento na Agenda de Política Externa e Cooperação Pós 2015”, realiza-se a 14 de maio de 2013 no Auditório Novo da Assembleia da República, em Lisboa.

Este evento é uma iniciativa do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento, em parceria com a P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento, e ainda com o Fórum Europeu de Parlamentares sobre População e Desenvolvimento.

Do programa do Colóquio, que decorre entre as 09:30 e as 18:00, constam temas como “O Longo Caminho para a Igualdade”, que reúne os contributos do professor Adriano Moreira e da deputada Teresa Caeiro, e também “O Parlamento, a Cooperação e a Sociedade Civil em Portugal”, com a participação, nomeadamente, do deputado Bernardino Soares e de Pedro Krupenski, da Plataforma Portuguesa das ONG-D.

Outros assuntos a debater são: “Os Pilares do Desenvolvimento e as Agendas pós 2015”, “A Saúde, a Educação, a Justiça, a Igualdade e os Direitos Humanos”, “A relação entre População e Desenvolvimento” e “Os Desafios na Agenda de Desenvolvimento pós 2015”.

A presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, é uma das personalidades que intervém na sessão de abertura deste VII Colóquio.

Em setembro de 2000 a comunidade internacional reuniu-se em Nova Iorque, no quadro das Nações Unidas, para adotar a Declaração do Milénio. Esta Declaração foi operacionalizada em Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), mensuráveis através de indicadores, definindo-se o ano de 2015 para alcançar metas como a erradicação da pobreza extrema e da fome e universalização do ensino primário no mundo.

A comunidade internacional trabalha agora, em fóruns variados envolvendo governos, parlamentos, decisores técnicos e políticos, organizações internacionais e organizações da sociedade civil, para acelerar o cumprimento dos ODM e delinear a agenda de cooperação para o pós-2015.