França: Colóquio “Revolução e cinema: o exemplo português”

Publicado em sexta-feira, 07 março 2014 19:57

Um colóquio intitulado “Revolução e cinema: o exemplo português”, que reúne investigadores e cineastas em torno da questão da representação cinematográfica da revolução e da persistência das suas formas e figuras no cinema português contemporâneo, realiza-se de 10 a 12 de março de 2014 em Paris.

Integrado na programação do Centro Cultural Português (CCP) do Camões IP na capital francesa, este evento assinala o 40º aniversário do 25 de abril, sendo uma iniciativa da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação de Paris e o Institut National d’Histoire de l’Art (INHA).

José Manuel Costa, Beatriz Rodovalho, Renato Guimarães, Adriana Martins, Laurent Creton, André Rui Graça, Susana de Sousa dias, Jacques Lemière, Ana Soares e António Preto figuram na vasta lista de participantes.

O encontro decorrerá das 09:15 às 18:00, dias 10 e 11 nas instalações do INHA (2, rue Vivienne), dia 12 na Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian (39, Bd de la Tour Maubourg).

Antecipando a abertura do Colóquio, o CCP de Paris, em parceria com a Casa de Portugal – André Gouveia e com a Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 promove dia 9 de março às 17:00, dia 11 às 20:00 e dia 16 às 17:00 a projeção dos filmes “La Nuit du coup d’état”, de Ginette Lavigne, “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa e “Mal”, de Alberto Seixas.

As três exibições terão lugar na Casa de Portugal – André de Gouveia (7P, Bd. Jourdan).

Cartaz

Programa