Colóquio sobre a ditadura em Portugal, no King’s College de Londres

Publicado em terça-feira, 08 outubro 2013 13:08

Um colóquio subordinado ao tema “Why did the dictatorship in Portugal last so long?” (“Porque durou a ditadura em Portugal tanto tempo?”) realiza-se a 18 de outubro de 2013 no King’s College, em Londres, reunindo os contributos de diversos analistas na área das Ciências Sociais e Humanas, jornalistas e académicos, portugueses e estrangeiros.

Organizado pelo Centro Camões (CELCP - King’s College de Londres), em parceria com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC-UNL), este Colóquio pretende constituir uma base de reflexão multidisciplinar sobre o momento histórico em análise, determinante no passado recente de Portugal.

A coordenação do encontro está a cargo de Irene Pimentel (IHC-UNL), Jacinto Godinho, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL) e RTP, e Luísa Pinto Teixeira, do Centro Camões - King’s College. Este evento, que se enquadra no Festival 2013 de Artes & Humanidades “Being Human”, a decorrer de 11 a 25 de outubro, assinala também o arranque do ano letivo 2013-14 do Centro Camões.

Participam no Colóquio especialistas das Humanidades e das Ciências Sociais, nomeadamente Marina Costa Lobo, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, José Pedro Castanheira, do jornal Expresso, David Goldey, da University of Oxford, Helder Macedo e Malyn Newitt, do King’s College.

São igualmente esperadas as intervenções do analista político José Pacheco Pereira, de Pedro Ramos Pinto, da University of Cambridge, Fernando Rosas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas  e IHC-UNL, Luis Trindade, da Birbeck, University of London e Laurence Whithead, da University of Oxford .

Mais informação