Comemorações do bicentenário da independência do Brasil

Publicado em quarta-feira, 07 setembro 2022 12:03

Comemora-se no dia 7 de setembro de 2022 o bicentenário da independência do Brasil. Portugal associa-se às comemorações, a convite das autoridades brasileiras. O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, acompanha o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na deslocação ao Brasil.

Uma visita à exposição “Um Coração Ardoroso: Vida e Legado de Dom Pedro I” no Itamaraty, a sessão solene das comemorações da Independência no Congresso Nacional e encontros com a comunidade portuguesa de Brasília e do Rio de Janeiro, são alguns dos momentos da deslocação que decorre até ao dia 9 de setembro.

Numa iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no dia 7 de setembro, precisamente o dia do bicentenário, a partir das 20h30, o Cristo Rei estará iluminado com as cores do Brasil até ao amanhecer do dia seguinte.

Ainda este mês será inaugurada, no Palácio das Necessidades em Lisboa, uma exposição de documentação alusiva à independência e às relações Portugal-Brasil, organizada pelo Instituto Diplomático.

Ao longo do ano Portugal tem apoiado uma série de iniciativas para recordar o processo singular que conduziu à independência brasileira e celebrar a construção das relações entre os dois países desde então e numa perspetiva de futuro. Neste contexto, têm sido apoiadas iniciativas culturais, debates e outros eventos, um pouco por todo o mundo, por vezes em associação com as comemorações de duas outras efemérides que se celebram este ano – o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o centenário do nascimento de escritor José Saramago.

A programação completa pode ser acompanhada aqui.

Com Portal Diplomático