Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago pelo mundo

Publicado em terça-feira, 15 novembro 2022 22:00

No fundo, todos temos necessidade de dizer quem somos e o que é que estamos a fazer e a necessidade de deixar algo feito, porque esta vida não é eterna e deixar coisas feitas pode ser uma forma de eternidade. 

José Saramago

 

No dia 16 de novembro de 2022 assinala-se o Centenário do nascimento de José Saramago, o Nobel da Literatura português, nascido na aldeia da Azinhaga, no Ribatejo.

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. associou-se às comemorações da efeméride desde o primeiro momento, ao abrigo do protocolo assinado com a Fundação José Saramago, a 16 de novembro de 2021. O Centenário do nascimento de José Saramago tem sido comemorado nos cinco continentes, na rede externa do Instituto – que inclui Coordenações de Ensino, Centros Culturais Portugueses, Centros de Língua Portuguesa, Cátedras e Leitorados. São centenas de atividades realizadas em dezenas de países, num programa vasto e diverso: exposições, debates, leituras, seminários, espetáculos teatrais e ciclos de cinema, entre outros eventos, têm suscitado o interesse de milhares de pessoas de todas as geografias. Destaque ainda para o “Encontro das Cátedras José Saramago”, que decorreu entre os dias 6 e 8 de junho de 2022, em Lisboa. 

Atualmente, há dez cátedras com o nome de José Saramago pelo mundo, a maioria das quais do Camões, I.P., nas seguintes instituições: Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha), Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), Universidade Federal do Paraná (Brasil), Universidade de Granada (Espanha), Universidade Nacional Autónoma do México (México), Universidade Nacional Maior de São Marcos (Peru), Universidade de Roma Tre (Itália), Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski (Bulgária), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Universidade de Vigo (Espanha).

 

No ano de 2022 foram registadas 180 atividades em 48 países apoiadas pelo Camões, I.P. no mundo:

 

 

Veja um vídeo sobre as ações realizadas pelo Camões, I.P. no Centenário de José Saramago:

 

 

Leia o Encarte do Camões, I.P. no JL sobre as celebrações do Centenário de José Saramago na rede externa do Camões, I.P.:

 

 

O poeta não será mais que memória fundida nas memórias, para que um adolescente possa dizer-nos que tem em si todos os sonhos do mundo, como se ter sonhos e declará-lo fosse primeira invenção sua. Há razões para pensar que a língua é, toda ela, obra de poesia.

José Saramago

 

 

A grande vitória da minha vida é sentir que, no fundo, o mais importante de tudo é ser boa pessoa. Se pudesse inaugurar uma nova Internacional, seria a Internacional da Bondade.

José Saramago

 

Foto: © Rogelio Cuellar