Comissão Europeia: Erradicação da violência baseada no Género em emergências

Publicado em quinta-feira, 28 junho 2018 16:48

O Camões, I.P. esteve representado, em Bruxelas, na qualidade de ponto focal nacional, na reunião anual de parceiros da iniciativa global Call to Action em proteção da violência baseada no género em emergências, que teve lugar no dia 27 de junho de 2018.

O Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Cries, Christos Stylianides, apelou ao esforço coletivo para a erradicação da violência baseada no género na ação humanitária, anunciando que a Nigéria e a República Democrática do Congo foram selecionados como países-piloto para implementação de iniciativas concretas.

Esta iniciativa pioneira, atualmente liderada pela Comissão Europeia, pretende consciencializar, prevenir e reagir, ao nível político e operacional, com ações abrangentes na resposta humanitária que diminuam os riscos e consequências da violência para com mulheres e raparigas. Reúne mais de 70 parceiros, entre os quais Estados, Organizações Internacionais e Organizações Não Governamentais, tendo Portugal aderido no início de 2018.