4ª Reunião Comissão Mista Macau – Portugal

Publicado em sexta-feira, 09 setembro 2016 21:16

Terá lugar no dia 12 de setembro de 2016, em Lisboa, a 4ª Reunião Comissão Mista Macau – Portugal. As duas delegações irão debater a Cooperação no âmbito da Educação e Língua Portuguesa. Serão abordados os seguintes tópicos: Macau como Plataforma de difusão da Língua Portuguesa para a região da Ásia, um Memorando sobre o Reconhecimento Mútuo de Títulos Académicos e uma proposta de Programa de Bolsas de estudo para estudantes portugueses estudarem em Macau.

Este encontro acontece numa altura em que o ensino do português em Macau passa, a partir deste ano letivo, a ser um “projeto com prioridade de apoio” no plano de desenvolvimento das escolas, segundo o primeiro Plano Quinquenal da cidade, apresentado no dia 8 de setembro.

De acordo com o documento que fixa metas até 2020 será definido um número mínimo de horas para as escolas particulares com cursos de português.

O executivo quer também aumentar o número de escolas com esta disciplina e o número de turmas de português, ministradas através do ensino regular, “para maior generalização da língua”, um dos idiomas oficiais de Macau.

“Pretende-se estabelecer cooperação na área do ensino com Portugal e criar melhores condições para os estudantes que optem por continuar os estudos em Portugal”, diz o documento, definindo também o objetivo de aumentar o número de bolsas para o ensino superior de modo a apoiar “a frequência de cursos de língua portuguesa ou de tradução das línguas chinesa e portuguesa”.

No âmbito linguístico, o Plano Quinquenal fixa também o objetivo de “melhorar o nível dos professores” de mandarim.

Macau como Plataforma Económica e Comercial constituirá outro eixo da agenda de trabalhos da 4ª Reunião Comissão Mista Macau – Portugal, com incidência em áreas como o turismo, a Energia, o Investimento, Empreendedorismo, Logística, Ambiente e Cooperação científica.