Reino Unido: Comitiva diplomática portuguesa visita Universidade de Newcastle

Publicado em sexta-feira, 19 abril 2013 14:16

O programa “Routes into Languages”, que transforma os estudantes em “embaixadores” universitários junto de escolas primárias e secundárias, foi apresentado durante uma visita do embaixador de Portugal no Reino Unido à Universidade de Newcastle, onde funciona um Centro de Língua Portuguesa (CLP) do Camões IP.

Esta visita foi acompanhada por todos os estudantes de Língua Portuguesa naquela Universidade, muitos professores e membros da comunidade portuguesa/lusófona na cidade de Newcastle. Na ocasião, o diplomata João de Vallera proferiu uma palestra pública, à qual assistiram os mais altos responsáveis académicos daquela instituição britânica de ensino superior.

O embaixador português em Londres, que se fez acompanhar pelo cônsul-geral, Fernando d’Orey, e pela adida para assuntos de Educação, Regina Duarte, teve oportunidade de conversar com os estudantes do CLP em Língua Portuguesa. Um dos alunos do Leitorado, Steven Robinson, ofereceu ao diplomata a sua tese de doutoramento sobre "A europeização da política exterior de Portugal desde 1974", recentemente defendida com grande êxito.

Este estudante foi apoiado na sua investigação pelo Camões IP, através de uma Bolsa que lhe permitiu deslocar-se a Portugal para entrevistar membros do governo e responsáveis políticos, especialmente dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa.

Na Universidade de Newcastle, o embaixador visitou também o Language Resource Centre e o laboratório para a formação de intérpretes simultâneos. O CLP da Universidade de Newcastle, dirigido por Ana Assunção, foi criado em 2001.

Ao longo da jornada, 7 de março de 2013, os estudantes adotaram simbolicamente o uso de distintivos em forma de um coração pintado com as cores da bandeira portuguesa. Em todas as salas percorridas pela comitiva diplomática podiam ser vistos cartazes alusivos ao mundo lusófono, elaborados pelos alunos nas aulas de português.