Geórgia: Companhia portuguesa abre Festival de Dança Contemporânea em Tbilisi

Publicado em quarta-feira, 25 maio 2016 13:58

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) abrirá a terceira edição do Festival de Dança Contemporânea e Arte Experimental do Cáucaso em Tbilisi, Geórgia, no dia 12 de Junho de 2016, no Teatro Marjanishvili, com o espetáculo "Terra Chã", da coreógrafa Nélia Pinheiro. Esta iniciativa tem o apoio do Camões I.P.

A coreógrafa define o espetáculo como "a expressão da terra, a voz dos homens, a força que os une, o peso, a densidade do ar, o vazio, o silêncio, o grupo e a solidão. Os extremos e os seus limites. Os amores e os desamores. Os sonetos de Florbela Espanca que nos falam da beleza e da alma do Alentejo. Através de um olhar contemporâneo trabalha-se a fusão entre a música de Ólafur Arnalds e as modas do Cante Alentejano. A coreografia desenha percursos concretos e abstratos na voz e nos ambientes do Alentejo."

O SCCDEAF é uma iniciativa não-comercial criada em 2012 para promover a dança contemporânea e criar uma plataforma para a arte experimental. O organizador do SCCDEAF é a Platform for Changes, uma organização não-governamental georgiana que visa reforçar o papel da cultura como motor de mudança social na região do Cáucaso Meridional, e aprofundar o diálogo e interação internacional entre artistas, expandindo o discurso sobre inovação artística, práticas e diferentes modos de apresentação.