Comunicado - Bolsas de Estudo da Cooperação Portuguesa

Publicado em quinta-feira, 14 fevereiro 2019 17:33

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. tomou recentemente conhecimento da referência a uma parceria entre a Cooperação Portuguesa para a atribuição de bolsas de estudo e o Centro de Formação Profissional Sonhos e Projetos em Moçambique na página de Facebook deste Centro.

 Este Centro tem vindo a enviar também mensagens aos interessados através de telemóvel informando que teriam sido contemplados com “uma bolsa de estudo, no âmbito dos cursos que foram lançados ao público em parceria com a Embaixada Portuguesa” em Moçambique, solicitando por isso a comparência nas suas instalações para apresentação de documentos pessoais e pagamento de verbas.

Neste contexto, cumpre esclarecer que se trata de um esquema fraudulento e que o Camões, I.P. não tem qualquer parceria com o Centro de Formação Profissional Sonhos e Projetos, pelo que a notícia constante da página Facebook e as mensagens enviadas relacionadas com Bolsas de Estudo são falsas, existindo um uso abusivo do nome da Embaixada de Portugal em Maputo e da Cooperação Portuguesa.

Toda a informação sobre Bolsas de Estudo oferecidas pela Cooperação Portuguesa através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. pode ser consultada na página oficial deste Instituto através do seguinte link:  https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

No caso de Moçambique, as Bolsas de Estudo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. são concedidas a cidadãos de nacionalidade moçambicana através da Cooperação Portuguesa, junto da Embaixada de Portugal em Moçambique, e por concurso público. Estes concursos são divulgados na comunicação social, nomeadamente nas páginas oficiais da Embaixada de Portugal em Moçambique e do Instituto de Bolsas de Estudo de Moçambique e ainda na página Facebook da Cooperação Portuguesa em Moçambique.

Não existe qualquer acordo com entidades terceiras para fornecer informação sobre as Bolsas de Estudo ou para assumirem qualquer intervenção nos procedimentos para a sua atribuição.