Concerto encerra comemorações dos 8 séculos da língua portuguesa

Publicado em quarta-feira, 24 junho 2015 10:23

O grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolhe no próximo dia 4 de julho de 2015, pelas 21h00, o concerto que marca o encerramento das comemorações de 8 Séculos da Língua Portuguesa e terá como anfitriã Ana Laíns, embaixadora das referidas comemorações, que partilhará palco com alguns dos mais emblemáticos nomes da cultura dos países que partilham a mesma língua oficial.

Organizado pela “8 Séculos de Língua Portuguesa – Associação”, com alto patrocínio da Presidência da República e com o apoio do Camões, I.P., o concerto terá como fio condutor a língua portuguesa, património imaterial de mais de 240 milhões de pessoas.

A cantora Ana Laíns convida músicos, letristas, compositores, cantores e declamadores para uma viajem, em língua portuguesa, pela história, identidade, poesia e música, através do Fado, Cante Alentejano, Morna, Samba, Semba e Marrabenta.

Pelo palco irão passar Aline Frazão (Angola), Ivan Lins, Luiz Avellar e Valéria Carvalho (Brasil), Celina Pereira (Cabo Verde), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Elsa de Noronha (Moçambique), Paulo de Carvalho, Joaquim de Almeida, os grupos Adufeiras da Idanha e A Moda Mãe (Portugal), Marta Dias e Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Júlio Soares (Timor-Leste) e Jorge Arrimar (Macau).

Estarão presentes, ainda, os músicos Paulo Loureiro (Piano e direção musical), Carlos Lopes (acordeão), João Coelho (percussão), Miguel Veras (Viola), Sandro Costa (Guitarra portuguesa) e, como músicos convidados, Edu Miranda (Bandolim), Miroca Paris (percussão), Rolando Semedo (Baixo) e Vitor Zamora (Piano).

A celebração dos “8 Séculos da Língua Portuguesa”, uma iniciativa organizada pela associação com o mesmo nome, decorreu entre 5 de maio de 2014 (Dia da Língua Portuguesa instituído pela CPLP) e 10 de junho de 2015, teve como objetivo a valorização e a visibilidade da Língua Portuguesa enquanto idioma oficial de oito países inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais.