Cabo Verde: Concerto com Nho Nani & Banda na Cidade da Praia

Publicado em quarta-feira, 20 julho 2016 12:11

O Camões − Centro Cultural Português na Cidade da Praia promove, no dia 22 de julho de 2016, às 21h00, um espetáculo musical com Nho Nani e Banda. Trata-se de uma oportunidade para o público assistir a um concerto daquele que é um dos melhores violinistas de Cabo Verde.

O músico “Nho Nani”, de nome Eduardo José Barros, nasceu em Angola em 1963 tendo-se posteriormente mudado para S. Lourenço, na Ilha do Fogo.

Percorre vários estilos musicais tradicionais de Cabo Verde, como a Talaia Baxu, Braga Maria, Bandera, Coladera, Morna, Mazurka e Funaná. Iniciou o seu percurso musical na Ilha do Fogo com 10 anos, na viola de 10 cordas, passando pelo cavaquinho, guitarra e há 30 anos fixou-se no violino, sendo atualmente um dos expoentes máximos desse instrumento em Cabo Verde.

Viveu de 1984 a 2003 na Ilha do Sal, tendo-se fixado na Praia a partir dessa data, onde anima regularmente as noites da capital. Nhó Nani já atuou em quase todas as ilhas de Cabo Verde em vários festivais, tendo também já atuado em países como Angola, Portugal, EUA, Espanha e França.

O 1º CD do violinista “Nho Nani” é totalmente instrumental, foi produzido musicalmente por Hernany Almeida, com a participação dos músicos N´Dú na Bateria, Mané Calote na guitarra, Valter Cardoso no cavaquinho, Hernany nas guitarras baixo e de 12 cordas, Nho Nani no violino e foi gravado no Kapital Estúdios na Praia por Zunga Pinheiro.

A entrada no espetáculo é livre, mediante a reserva antecipada de lugar pelo telefone 2623030.