Reino Unido: Concerto de guitarra clássica com obras de Carlos Seixas em Edimburgo

Publicado em segunda-feira, 30 abril 2012 18:07

Dentro das comemorações dos 270 da morte de Carlos Seixas, Pedro Ribeiro Rodrigues tocará arranjos para guitarra de algumas das sonatas deste grande compositor português. O concerto efetua-se em Edimburgo no dia 30 de Abril pelas 20H30, no mais antigo auditório construído para o efeito na Escócia, St.Cecilia’s Hall.

Pedro Ribeiro Rodrigues nasceu a 25 de Abril de 1984 em Mira de Aire, Portugal. Em 2002 recebeu o diploma do Conservatório de Música de Coimbra. Em 2003 foi vencedor do Concurso de Guitarra de São João da Madeira e iniciou os seus estudos superiores na Academia de Música de Zagreb, na Croácia, na classe do conceituado guitarrista e professor Darko Petrinjak, com o qual terminou o Mestrado em Aperfeiçoamento Artístico em 2010. Apresentou-se em concerto a solo por muitos palcos da Croácia, Portugal, Eslovénia, Holanda, França, Áustria, Sérvia e Luxemburgo e gravou para a rádio RTL Luxemburgo, para a televisão nacional croata HRT e para a RTP.

Este guitarrista é membro da orquestra de câmara de música contemporânea Cantus Ensemble com a qual teve oportunidade de tocar grandes obras de música de câmara que incluem a guitarra como é o caso dos opus 17 e 19 de Antun Webern. No ano de 2009 formou o trio de guitarras Elogio com os guitarristas Petrit Çeku do Kosovo e Tomislav Vukšić da Croácia, explorando o repertório orquestral e pianistico.

Nos seus recitais a solo, Pedro Ribeiro Rodrigues inclui o tradicional programa guitarrístico, não esquecendo porém a música portuguesa, como é o caso da Partita para Guitarra de Lopes-Graça ou das sonatas de Carlos Seixas.De momento, Pedro está a trabalhar na gravação das suas transcrições destas mesmas sonatas.